A música através das gerações

A música através das gerações

Hoje em dia podemos ouvir qualquer música que quisermos, desde o clássico até o último lançamento, pelas plataformas de Streaming como Spotify e YouTube, mas afinal, como tudo começou?  Os aparelhos que gravam e reproduzem som foram se transformando ao longo dos anos, assim como a forma de armazenar informações sonoras.

Antigamente, as pessoas tinham que ir a um teatro ou festival para ouvir um grande músico cantar. Em 1877, Thomas Edison inventou o fonógrafo, o primeiro aparelho feito para gravar e reproduzir sons de maneira totalmente mecânica. Alguns anos depois, seguindo o mesmo princípio de funcionamento do fonógrafo, surgiram os gramofones e toca-discos, também conhecido como vitrolas, podendo tocar discos de goma laca, material que ocasionava muitas interferências e uma qualidade um tanto duvidosa e vinil que é mais flexível e maleável, portanto, mais difícil de quebrar e ser arranhado.

Andando um pouco no tempo em 1963, foi criada a fita cassete pela Philips, que era constituída por 2 rolos de fita magnética e todo mecanismo de movimentação dentro de uma caixa plástica, facilitando e muito a vida de todos. O tamanho reproduzido pelas fitas cassete possibilitou o surgimento do primeiro aparelho de som portátil, os Walkman, em 1979. A invenção possibilitou levar a música para onde você quisesse.

Depois, os CD’s (Compact Disc) conseguiam gravar até duas horas de áudio em uma qualidade como nunca vista antes. Foi extremamente popular desde então e com uma grande taxa de vendas até hoje. Existiram também os tocadores de CD (Discman), que permitiram que o som ganhasse maior qualidade e alta-fidelidade, ou seja, o som reproduzido era praticamente igual ao som captado.  Foi o primeiro leitor de CD’s portátil distribuído pela Sony, o D-50, entrando no mercado para substituir o Walkman.

Já em 1998 foi criado na Coreia do Sul pela Saehan o MP3 portátil, um aparelho eletrônico capaz de armazenar e reproduzir arquivos de áudio. Esse formato nos permitiu armazenar muitas músicas e arquivos de áudio em um espaço relativamente pequeno, muito parecido com um pen-drive. Logo depois, vieram os iPods, o primeiro modelo do mais famoso tocador de música digital, da Apple.

A forma de armazenar músicas estava evoluindo a cada dia, os HD’s adquiriram mais espaço, possibilitando armazenar dias e dias de música com grande qualidade. Atualmente, com o armazenamento na nuvem, o céu é o limite quando se trata de espaço. Com os aplicativos de Streaming é possível transmitir áudio e vídeo sem que o usuário realize o download de todo o conteúdo transmitido antes de ouvir ou assistir, como acontecia antigamente. 

Podemos perceber então, quanto os aparelhos de som avançaram tecnologicamente ao longo dos anos, facilitando cada vez mais nossas vidas. Nós da Offworks Automação somos apaixonados por tudo relacionado a áudio e vídeo e estamos sempre alinhados com a evolução da tecnologia, dos aparelhos e dos recursos para ouvir música e assistir a vídeos, trabalhando apenas com o que há de melhor e mais inovador no mercado de Áudio e Vídeo.

Departamento de Marketing

Goiânia

R. T-53, N.243
Marista, Goiânia - GO

(62) 3070-1888

comercial@offworks.com.br

Brasília

Setor de Indústria e Abastecimento Trecho 2 Galpão
Guará, Brasília - DF

(61) 3550-7702

comercial.brasilia@offworks.com.br

Belém

Av. Pedro Álvares Cabral, 1507 - Loja: A
Umarizal, Belém - PA

(91) 4042-4420

comercial.belem@offworks.com.br

 

 

This will close in 0 seconds