R. T-53, N.243 - Goiânia - GO 62 3070-1888 61 99404-3119

O audiovisual além da tecnologia

O audiovisual além da tecnologia

O audiovisual além da tecnologia

Atualmente, quando falamos de áudio e vídeo e audiovisual muitos já remetem a tecnologia associada ao tema, mas inúmeras pessoas que vão ao cinema não imaginam que a primeira apresentação cinematográfica foi realizada em Paris no ano de 1895 e que naquela época, os irmãos Lumière considerados pais do cinema por terem sido os pioneiros na exibição de imagens em movimento, não sabiam como seria o cinema no futuro e muito menos a disseminação dos streamings que temos hoje.

Naquele ano, pela primeira vez, um filme foi projetado para o público em uma tela e mesmo com a simplicidade do conteúdo, a plateia ficou encantada. A denominada “Revolução Cinematográfica” permitiu aos filmes meios de contar histórias mais longas e narrativas. Consolidada como a sétima arte, a telona até hoje cativa multidões, além de poder ajudar a compreender quem somos e como somos representados, ou seja, contribui na construção de identidades sociais.

O cinema nos dá a possibilidade de sairmos do cotidiano para entrar em um mundo diferente. Conhecemos mundos fantásticos ou assustadoramente reais. Aprendemos sobre eventos históricos, a cultura de lugares distantes e sobre a vida de pessoas do passado. Podemos até nos surpreender com reviravoltas a entender melhor o ser humano e suas motivações.

Em tempos de incertezas, como a pandemia da Covid-19, nos vimos obrigados a parar de frequentar ambientes públicos a deixar de ter um convívio em sociedade. Com isso, passamos muito mais tempo em nossas casas e nossa antiga ida no cinema se transformou no abrir um streaming na TV. Esses momentos em casa se tornaram preciosos, visto que, esses filmes e séries nos proporcionaram distração e diversão em um momento tão adverso e que nos fez sentir tanta falta da interação social. Acompanhar uma série, ver um filme ou descobrir uma música nova e poder conversar sobre com um amigo foi uma forma de conexão diminuindo esse sentimento de distanciamento.

A arte que mais está presente em nossas vidas é o cinema e a música, tanto que existem várias premiações relacionadas aos temas como o Oscar, o Grammy, o Globo de Ouro, entre outros. A valorização desses profissionais, como roteiristas, videomakers, editores de imagem, diretores de arte entre outros é de extrema importância, pois graças a eles, quando assistimos a um filme ou escutamos uma música, somos levados para dentro de uma história cheia de emoções, lágrimas e risadas trazendo contentamento e reflexão para nosso dia a dia. Com os equipamentos certos e calibrados, muitas vezes, essas experiências em casa nos transportam a experiência vivida no cinema.

Marina Boaventura.

Departamento de Marketing.


Whatsapp Offworks Automação Whatsapp Offworks Automação